O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é um projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), que nasceu com a proposta de formar jovens empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Essa formação é realizada por meio da oferta gratuita do curso técnico em Administração para estudantes da rede pública que estão cursando o 3º ano do ensino médio ou que já se formaram.
Desde que iniciou suas atividades, em 2010, a Escola do Sebrae NEJ já formou mais de 2 mil jovens empreendedores. Por ano, são ofertadas 330 vagas.
Cursos oferecidos
Técnico em Administração com ênfase em Gestão de Negócios
Duração: um ano
Turnos: manhã e tarde
Público
Estudantes da rede pública cursando o 3º ano do ensino médio ou já formados, com idade entre 16 e 30 anos.
Inscrições
Resultado do Processo de Inscrição para Ingresso no Itinerário Técnico Concomitante, voltando para os alunos do 3º ano da rede estadual de ensino!
O resultado você confere no link abaixo. ATENÇÃO AOS PRAZOS DE MATRÍCULA:
https://drive.google.com/file/d/152vL69vj32eSrWfsiswOuC7dMgSSuitO/view?usp=sharing
O Edital Plug Minas 01/2020 com as diretrizes do Processo de Inscrição:
https://drive.google.com/file/d/1Hh6iK5tZKyPiK_xFhkp8iBjo506G1kYV/view?usp=sharing
Lista de espera do Processo de Inscrição para Ingresso no Itinerário Técnico Concomitante
https://drive.google.com/file/d/16W55QNNvo2ox3ZaFy0dskze3e-8Nnpvs/view?usp=sharing
Metodologia
A metodologia da escola do Sebrae alia teoria e prática. Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão.
O primeiro deles é o Tutoria, em que os estudantes escolhem um empresário tutor que irá abrir as portas da sua empresa. Por meio de encontros com os empresários, entrevistas e visitas técnicas às empresas, os alunos têm a chance de conhecer a rotina de uma empresa e descobrir como funciona um negócio por de dentro.
Em seguida, os alunos participam do Empresa Simulada, projeto que propõe ao aluno vivenciar o mundo empresarial e seus desafios em um ambiente simulado de empresas. O aluno tem a chance de passar pela gestão de todos os setores de uma empresa, conectado a uma rede simulada de cerca de 5 mil empresas virtuais em todo o mundo.
Com essa bagagem de experiências, os alunos estão prontos para finalizar o curso desenvolvendo uma proposta real de negócio. No Projeto Ativa Empreender, os alunos são desafiados a conceber uma ideia de negócio, desenvolvê-la e planejá-la, de forma a possibilitar a sua implementação. Para isso, devem elaborar um plano de negócios, com o apoio de um professor orientador.
Além dos projetos de empreendedorismo e gestão, que seguem a mesma metodologia da Escola do Sebrae, uma questão muito trabalhada no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é a ideia de retorno para a própria comunidade, com ações que gerem sentido não só para a vida pessoal do aluno, mas também para a comunidade onde vive. É aí que entra o projeto Legado Empreendedor, iniciativa que mobiliza os estudantes a identificarem problemas reais e desenvolverem ações de melhorias em instituições como creches, asilos e hospitais, despertando no aluno a consciência de seu potencial enquanto ser social agente no mundo.
Assim, ao se formarem, os participantes estão mais preparados para serem cidadãos autônomos, capazes de mudar a realidade ao seu redor.
E você, tá esperando o que pra vir pra Escola do Sebrae NEJ também?