MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é um projeto social da Escola o Sebrae de Formação Gerencial (EFG), que nasceu com a proposta de formar jovens empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Essa formação é realizada por meio da oferta gratuita do curso técnico em Administração para estudantes da rede pública que estão cursando o 3º ano do ensino médio ou que já se formaram.

Desde que iniciou suas atividades, em 2010, a Escola do Sebrae NEJ já formou mais de 2 mil jovens empreendedores. Por ano, são ofertadas 330 vagas.

Cursos oferecidos

Técnico em Administração com ênfase em Gestão de Negócios

Duração: um ano 

Turnos: manhã e tarde

Público

Estudantes da rede pública cursando o 3º ano do ensino médio ou já formados, com idade entre 16 e 30 anos.

Inscrições

A divulgação das vagas normalmente acontece no final do ano, a partir de outubro ou novembro. Os participantes são escolhidos através de processo seletivo. Os critérios e prazos são informados no edital, o qual é disponibilizado no site do Sebrae: www.escoladosebrae.com.br. Fique atento e não perca essa chance!

Metodologia

A metodologia da escola do Sebrae alia teoria e prática. Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão. 

O primeiro deles é o Tutoria, em que os estudantes escolhem um empresário tutor que irá abrir as portas da sua empresa. Por meio de encontros com os empresários, entrevistas e visitas técnicas às empresas, os alunos têm a chance de conhecer a rotina de uma empresa e descobrir como funciona um negócio por de dentro.

Em seguida, os alunos participam do Empresa Simulada, projeto que propõe ao aluno vivenciar o mundo empresarial e seus desafios em um ambiente simulado de empresas. O aluno tem a chance de passar pela gestão de todos os setores de uma empresa, conectado a uma rede simulada de cerca de 5 mil empresas virtuais em todo o mundo.

Com essa bagagem de experiências, os alunos estão prontos para finalizar o curso desenvolvendo uma proposta real de negócio. No Projeto Ativa Empreender, os alunos são desafiados a conceber uma ideia de negócio, desenvolvê-la e planejá-la, de forma a possibilitar a sua implementação. Para isso, devem elaborar um plano de negócios, com o apoio de um professor orientador.

Além dos projetos de empreendedorismo e gestão, que seguem a mesma metodologia da Escola do Sebrae, uma questão muito trabalhada no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é a ideia de retorno para a própria comunidade, com ações que gerem sentido não só para a vida pessoal do aluno, mas também para a comunidade onde vive. É aí que entra o projeto Legado Empreendedor, iniciativa que mobiliza os estudantes a identificarem problemas reais e desenvolverem ações de melhorias em instituições como creches, asilos e hospitais, despertando no aluno a consciência de seu potencial enquanto ser social agente no mundo.

Assim, ao se formarem, os participantes estão mais preparados para serem cidadãos autônomos, capazes de mudar a realidade ao seu redor. 

E você, tá esperando o que pra vir pra Escola do Sebrae NEJ também?

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 124 visitantes e Nenhum membro online