MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

O Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia (Cicalt) é uma escola de arte que leva à frente os princípios norteadores do Programa Valores de Minas. São oferecidos cursos técnicos gratuitos em cinco áreas artísticas: Artes Visuais, Artes Circenses, Dança, Música e Teatro. Centenas de novas vagas são abertas a cada nova convocação semestral!

Para além da formação técnica e profissional, o objetivo principal da escola é também possibilitar a formação cidadã e o crescimento pessoal dos jovens, aliado ao desenvolvimento cultural e artístico.

E não para por aí: alguns dos cursos são únicos em Belo Horizonte, como o de Artes Circenses, por exemplo.

Cursos oferecidos

Técnicos de Dança, Artes Visuais, Canto, Instrumento Musical: percussão e bateria, Instrumento Musical: violão e guitarra, Teatro, Figurino Cênico e Artes Circenses. 

Duração: um ano e meio (3 semestres)

Turnos: manhã, tarde e noite 

Público 

Prioritariamente, estudantes da rede pública cursando o Ensino Médio ou já formados. Em seguida, as ofertas são estendidas para a comunidade em geral. Não há restrição de faixa etária para a participação.

Inscrições

Para se inscrever, é preciso acessar o site de matrículas da rede estadual de ensino de Minas Gerais: www.matricula.educacao.mg.gov.br. Os cadastros normalmente ficam abertos no início e no meio do ano.

Todos os cursos são gratuitos e não há processo seletivo. Se o número de inscritos for maior do que o número de vagas, é realizado um sorteio para a seleção dos cursistas. Se liga e boa sorte!

Metodologia

Os princípios norteadores do Cicalt ancoram-se nos conceitos de arte, educação e cidadania, que, juntos, alicerçam sua estrutura pedagógica. As bases são a busca por um ensino inclusivo e democrático, que tenha o desenvolvimento artístico como condutor e que permita aos jovens serem protagonistas na construção dos saberes. Paralelamente, há também um forte trabalho de formação cultural, política, social e humana. Isso porque, sendo a juventude o público prioritário, há que reconhecê-la como uma fase especial de afirmação da autonomia do indivíduo, vital para o exercício da cidadania e de seus múltiplos direitos. Nesse sentido, o fomento ao protagonismo dos jovens é muito importante dentro da metodologia do Cicalt.

Atualmente, todos os cursos ofertados têm certificação técnica e são divididos ao longo de três semestres, contemplando uma carga horária total mínima de mil horas (valor que pode variar de acordo com o curso). Os cursos seguem as orientações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. É importante ressaltar que o aluno só poderá obter a Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio se tiver concluído, também, o Ensino Médio.

A oferta de cursos técnicos integra os programas e ações do Governo de Minas Gerais para democratização do acesso à educação profissional e tecnológica e visa especializar, aperfeiçoar e atualizar jovens, em prol da sua inserção e/ou melhor desempenho no exercício do trabalho. O foco nas artes é embasado na promoção do acesso à arte e à cultura como forma de potencializar o desenvolvimento sensível, crítico e participativo dos indivíduos. 

A metodologia está comprometida com o desenvolvimento da pesquisa e criação artística, com a interdisciplinaridade e com a formação de artistas conectados com a realidade do mercado de trabalho e de produção cultural. Nesse sentido, são realizadas atividades externas e experiências de prática profissional.

O Cicalt busca, ainda, promover o envolvimento dos estudantes em todo o processo criativo, desde a elaboração conceitual de uma obra de arte até o compartilhamento com o público, passando pelo aperfeiçoamento técnico e pela criação de estratégias de produção. Assim, oferece uma formação multifacetada e interdisciplinar, em que o enfoque está não apenas no domínio de um conjunto de habilidades, mas também na compreensão crítica dos processos criativos, na responsabilidade com o ambiente e na mobilização dos saberes necessários à tomada de decisões na sociedade contemporânea. São propiciadas aos alunos condições para que saibam interpretar, analisar, criticar, refletir, buscar soluções e propor alternativas às diversas questões da arte, com foco também na promoção da cidadania e da justiça social.

Compõem o repertório de atividades pedagógicas dos diversos cursos: práticas de criação, coletivas e individuais, seminários teóricos, performances, estudos de casos, realização de espetáculos, exposições e apresentações musicais, práticas interdisciplinares, treinamentos físicos, rodas de conversa e atividades externas de fruição artística, entre inúmeras outras práticas específicas para a formação técnica em arte.

O Cicalt se afirma como uma escola que reflete constantemente sobre o lugar da arte no meio social jovem, fomentando o acesso e a participação cultural, na busca da transformação da realidade das comunidades do entorno do PlugMinas e daquelas onde vivem e atuam os jovens. Dessa forma, busca ser um espaço para que alunos e alunas construam as bases para atuarem como protagonistas em processos de criação artística, desenvolvimento cultural e promoção da cidadania.

Se você curtiu a proposta, mas acha que arte não é pra você, repense! Aqui compreendemos que todos e todas possuem potenciais artísticos, humanos e críticos e que, juntos e juntas ao CICALT, podem compartilhar e desenvolver esses conhecimentos. Só vem!

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 188 visitantes e Nenhum membro online