MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

O Núcleo das Juventudes, através do Projeto Desembola na Ideia, realiza oficinas de dança, música, artes visuais, jiu-jitsu, paisagismo, alimentação saudável, horta e jardinagem, voltadas aos jovens. Além dessas oficinas e atividades, o Núcleo, através dos psicólogos da equipe, presta atendimento psicológico aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. 

Veja algumas ações realizadas pelo Desembola na Ideia durante o ano de 2017:

Forno

Em 1972, Víctor Grippo participou em Buenos Aires da mostra "Arte e Ideologia. CAYC al aire libre", na Praça Roberto Arlt. Nela, e em colaboração com o artista Jorge Gamarra e com o artesão A.Rossi, Grippo convocou a comunidade para participar de sua obra, ao construir um forno, fabricar e assar o pão e reparti-lo com os transeuntes. A obra, nomeada "Construcción de un horno popular para hacer pan (1972)", tinha a proposta de transformar um objeto conhecido em um determinado contexto, revalorizando o elemento de uso cotidiano e dissolver as escalas de valor tradicional entre arte e artesanato.
Com o intuito de homenagear Grippo, a equipe do Desembola na Ideia propôs uma intervenção no espaço que acolhe o projeto – o PlugMinas -, refazendo o procedimento do artista plástico argentino. Entendemos que essa ação do artista se referia tanto ao ato cotidiano de alimentar-se, quanto ao símbolo da eucaristia, e instalava no espaço público uma comunidade de trocas, um momento de integração transitória que envolvia indivíduos inesperados, que passavam, aceitavam, consumiam o pão e paravam ali por um instante, ligados à sociedade fundada no ato de compartilhar uma dádiva.

Soltar o verbo

A palavra poética atravessa suportes e singra os ares, nômade que é. Ao navegar por espaços criativos, o verbo viajante rabeia, rodopia, e cai de ponta-cabeça, como a pipa empinada por um menino que acabou de aprender a fazê-la, amarrando linha e taquara, colando papel de seda, fazendo grude com polvilho... Poesia e pipa, quem as contempla interage, se encanta, reclama. Mas não fica imune, porque elas podem ser óbvias, mas são sempre inesperadas. Há vozes que não encontram corpo para se fazerem ouvidas. É preciso, então, escrever o verbo em uma pipa, como fizeram esses meninos. O corpo da palavra performa essas vozes, ligada pelo chão a quem faz voar o verbo, segurando a linha da poesia. O vento define a forma do invento, libera geral, como dança. O movimento dos braços, a rua, os olhos presos no céu. As formas geométricas no alto, as linhas se cruzando, retesadas, pulsantes, sob o sol. Só o sol, e riscos no céu azul. E losangos em fuga, deslocando ações e rabiolas. Pipa é bicho que voa, é papagaio... E papagaio é bicho que fala. Papagaio, pipa, papalote, cometa, cafifa, arraia ou morcego, o nome não conta: o que esses meninos-pipa querem é ver sua fala no ar. Solta.

Selfie me!

Dançar, acenar, abraçar, zoar. Astúcias e surpresas táticas dos jovens. Gestos hábeis do “fraco” na ordem estabelecida pelo “forte”: arte de dar golpes no campo do outro. Achados alegres, poéticos e bélicos que permitem ao jovem escapar da funcionalidade mais típica do espaço urbano. Há um muro na linguagem, que sempre separa um do abismo do outro, um tensionamento entre dentro e fora. O corpo torna-se, por isso, lugar de resistência, e em toda imagem do corpo está sempre em ação uma espécie de poder paralisante que é preciso desencantar: é preciso liberar a imagem no gesto, é preciso encontrar um “espaço-entre”, é preciso atravessar o muro da linguagem, é preciso ser visto. Reconduzir as imagens para a pátria do gesto, sonhar um gesto, assumir e suportar um gesto. O gesto é a exibição de uma medialidade, o tornar visível um meio como tal. É a comunicação de uma comunicabilidade.
“Selfie me!”, parecem dizer os jovens com os gestos dançantes de quem vive na sombra.

 

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones: (31) 3466-2714 - (31) 3029-7150

Temos 42 visitantes e Nenhum membro online