MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

O núcleo PlugMix é composto de diferentes estruturas laboratoriais multimídias e será aberto para estudantes dos diversos núcleos do PlugMinas e para a comunidades do entorno

 

O PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital inaugurou na última quinta-feira (19/04) um novo núcleo. O PlugMix é um espaço voltado para integração, criação colaborativa e construção coletiva de conhecimento. “Este é um espaço que une todos os núcleos. Fizemos um planejamento em 2017 com a participação de professores, estudantes, de gestores e das instituições parceiras. A partir daí, montamos o sonho de ter um espaço que fosse de convivência, confraternização entre os estudantes e ao mesmo tempo um espaço de inovações e de pesquisa”, afirma a Gerente Executiva do PlugMinas, Rosalva Portella.

Inauguração foi realizada ontem (19/04). Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE
                                     Inauguração foi realizada ontem (19/04). Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

O PlugMix é composto de diferentes estruturas laboratoriais multimídias e será aberto não só para os estudantes dos diversos núcleos do PlugMinas, como também para comunidades do entorno. Durante a inauguração do espaço, a diretora da Juventude da Secretaria de Estado de Educação, Pryscilla Ramalho, destacou que o espaço tem a cara das juventudes. “Este espaço foi construído de forma coletiva e traz os diversos olhares das juventudes. Espero que ele possa trazer mais potência ao que vocês desenvolvem e que possa realmente ser um espaço de compartilhamento”, afirma.

Estudantes participaram da oficina de Fotografia de Celular. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE
                         Estudantes participaram da oficina de Fotografia de Celular. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

Amanda Cláudia Alves Santos é aluna do curso de teatro do Núcleo Valores de Minas. Ela iniciou os estudos no PlugMinas este ano e conta que o espaço será importante para a troca de experiências. “Vai ser um espaço muito proveitoso, onde poderemos ter trocas sociais importantes que irão promover o nosso crescimento pessoal e coletivo. Aqui, no PlugMinas, eu fico mais com o pessoal do teatro. O PlugMix vai proporcionar mais interação com os outros cursos”, conta.

A inauguração do espaço contou com diversas atividades voltadas para os alunos do PlugMinas e da comunidade do entorno. Foram realizadas oficinas de Pôster Serigráfico e de Fotografia de Estúdio; Roda de Conversa: Projeto de vida na Plugteca Carolina Maria de Jesus; e um slam.

Roda de Conversa: Projeto de vida na Plugteca Carolina Maria de Jesus. Foto: Marta Botelho
                        Roda de Conversa: Projeto de vida na Plugteca Carolina Maria de Jesus. Foto: Marta Botelho

 

Gabriela Ferreira Campos, aluna do Módulo II do Valores de Minas, participou da oficina de Fotografia de Celular. “Foi muito interessante. Recebemos dicas básicas, mas que vão agregar muito”, afirmou. Para a inauguração do espaço também foi realizada a apresentação da Orquestra Multiplayer.

Conheça os espaços que fazem parte do PlugMix

- PLUGTECA CAROLINA MARIA DE JESUS
Biblioteca aberta a toda a comunidade, que conta com acervo de 1000 livros de arte, literatura infanto-juvenil, romances brasileiros e internacionais, livros de poemas, entre outros. Além de oferecer o serviço de empréstimo de livros, a biblioteca pretende ser um espaço de promoção de atividades de arte e incentivo à leitura, como contações de histórias, saraus de poesias e lançamentos de livros. A biblioteca foi viabilizada por uma parceria entre o PlugMinas, a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da RMBH – SABIC, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e a Associação Imagem Comunitária.

Biblioteca recebeu o nome de Carolina Maria de Jesus. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

                           Biblioteca recebeu o nome de Carolina Maria de Jesus. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

GRÁFICA RISOMIX
A RisoMix é um laboratório de artes gráficas que pretende atender demandas de produção de materiais gráficos independentes de estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis. Executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com o PlugMinas, a proposta do laboratório é ser um espaço colaborativo de experimentação de processos gráficos alternativos e de democratização do acesso à produção e à distribuição gráfica.

LABORATÓRIO E ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA

O Laboratório e Estúdio de Fotografia pretende ser um espaço colaborativo de experimentação de processos fotográficos analógicos e digitais. Executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC), em parceria com o PlugMinas, o laboratório deseja atender demandas de produção fotográfica e democratizar seu acesso a estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis. O espaço divide-se em duas salas com metodologias de criação específicas:
Laboratório de Experimentação Analógica: onde podem ser desenvolvidas experimentações em processos como, por exemplo: revelação de filmes, ampliação de imagens, fotografia pinhole, fotogramas etc.
Estúdio de Fotografia Digital: onde são possíveis experimentações com uso controlado de luz artificial para fotografia de pessoas e objetos.

Alunos participaram de oficina de fotografia. Foto:Bruno Amarantes
                         Oficina 'Fotografia de Estúdio', ministrada pela professora Adriana Galuppo. Foto: Bruno Amarantes

 

LAN HOUSE
A Lan House é um espaço multifuncional que pretende ser um ponto de livre acesso à internet (seja para fins de entretenimento, seja para atividades de pesquisa); de estímulo a práticas de aprendizado orientado e colaborativo; e de disponibilização de pequenos serviços de utilidade para estudantes e comunidade, como impressão e pagamento de contas, transferência de conteúdos de gadgets para mídias de armazenamento, etc.

ESTÚDIO DE ÁUDIO

O Estúdio de Áudio é um espaço colaborativo de experimentação de processos sonoros e de democratização do acesso à produção em áudio, tais como peças radiofônicas, podcasts, composições musicais etc. A proposta do estúdio vai ao encontro de demandas de produção de materiais sonoros para rádio-escolas da rede pública de ensino e projetos independentes de estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis.

Foto de capa: Marta Botelho 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado de Educação.

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 44 visitantes e Nenhum membro online