O PlugMinas - Centro de Formação e Experimentação Digital é um projeto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais direcionado aos jovens que estudam ou se formaram na rede pública de ensino fundamental e médio de Belo Horizonte ou Região Metropolitana. Tem como objetivo ampliar as oportunidades dos jovens estudantes, abrindo novos caminhos para seus repertórios de conhecimento e pesquisa e propiciar inovações pedagógicas aos professores que vivenciam o cotidiano da escola integral/integrada.

O Projeto assegura aos estudantes um tempo qualificado de vivência cultural e social e um currículo que abrange, além da dimensão cognitiva, as dimensões afetiva, ética e estética. Há no espaço cinco núcleos, unidades dirigidas por parceiros que atendem as diretrizes e perspectivas do PlugMinas.

Histórico

O PlugMinas foi criado pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude. No mesmo local, antes funcionava uma unidade da Febem que possuía 16 prédios e foi desativada em 2003. No final de 2008, tiveram início as obras que transformaram o espaço no ambiente agradável que hoje recebe os jovens do PlugMinas.

Na sua concepção, o projeto contou com a colaboração de Silvio Meira, Ivan Moura Campos e Juarez Dayrell, e com a experiência de projetos para a juventude, como o Instituto Criar de TV e Cinema, por meio de Danielle Fiabane, Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia, representada por Maria Arlete Gonçalves, e Spectaculu – Escola Fábrica de Espetáculos, de Gringo Cardia. Antes de sair do papel, o PlugMinas contou ainda com a experiência de Eleonora Santa Rosa, Prof. Antônio Carlos Gomes da Costa (Em Memória), Prof. Dr. Cláudio Beato - CRISP UFMG, Prof. Maurício Campomori - Diretor de Ação Cultural da UFMG, Anna Penido -UNICEF, entre outros nomes importantes.

Além da excepcional mudança no espaço físico, o conceito e os valores do PlugMinas transformaram também a maneira de entender e conviver com a juventude. Os jovens encontram no Projeto várias oportunidades de construírem uma nova realidade e seguirem em frente com dignidade e consciência. No ano de 2014, o PlugMinas passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação.